Vistos no Dubai cada vez mais fáceis

Os residentes no Dubai podem agora realizar todas as operações relativas a vistos, e autorizações de residência através do novo sistema “Vision”, introduzido pela Direcção-Geral dos Assuntos de Residência e Estrangeiros (General Directorate of Residency and Foreigners Affairs - GDRFA).

Segundo o Major-General Mohammad Ahmad Al Marri, diretor geral da GDRFA, deixará de ser exigido aos estrangeiros residentes nos EAU que se desloquem à sede da GDRFA, ou a qualquer um dos seus balcões de atendimento, para obter, ou renovar, vistos e/ou tratar de qualquer assunto relacionado com a residência no Dubai.

As operações incluídas neste processo de simplificação burocrática são: pedidos iniciais de vistos, renovação de vistos de residência, pedido inicial de residência, cancelamento de vistos, além de quaisquer outros serviços conexos.

Todos estes procedimentos podem agora ser realizados através dos centros de serviços de digitação (typing services centres) aprovados e amplamente disseminados pelo Dubai. 

O sistema "Vision UAE", considerado um dos melhores já criados, com o único intuito de ajudar o público a economizar tempo e esforço, está em linha com a visão de Sua Alteza Sheikh Mohammad Bin Rashid Al Maktoum, Vice-Presidente, Primeiro-Ministro e Governante de Dubai, que destacou a simplificação burocrática dos serviços governamentais como uma da prioridade.

“UAE Vision” é um novo sistema que permite ao público tratar de todas as suas interacções com a GDRFA sem ter que se deslocar à Direcção-Geral dos Assuntos de Residência e Estrangeiros, sendo que os utentes terão somente que fornecer informações precisas, e actuais, ao centro de digitação de sua escolha, tais como: número de telefone válido, domicílio e endereço de e-mail, a fim de permitir a comunicação directa com a  GDRFA.

Uma vez prestadas tais informações, os processos de visto de curta duração serão tratados somente por via electrónica. Já no caso dos vistos de residência para além da via electrónica usar-se-á igualmente o serviço de correio expresso Zajel para a recolha e entrega de documentos à  GDRFA. 

Este novo sistema tem sido usado a título experimental há já quase um mês, e a experiência tem consistentemente demonstrado que depois de apresentar todos os documentos, o status do processo passa automaticamente para "em tramitação" até que, aquando da aprovação final pelos serviços de imigração, os utentes são notificados por SMS para a etapa final, que consiste no levantamento do seu passaporte nas instalações da  GDRFA

Os vistos de visita/curta duração serão emitido através de e-mail designando-se então como:” e-vistos”. 

Por fim, uma última boa notícia:

Apesar da acrescida facilidade os custos na obtenção e revalidação de vistos manter-se-ão inalterados.

 

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