Bolha imobiliária em Portugal ou não?

A contínua subida do mercado imobiliário designadamente nos grandes centros urbanos tem suscitado a questão se estaremos perante uma situação de uma bolha imobiliária ou não.

Com efeito, a subida do preço das casas em 2016 atingiu o limite considerado no mecanismo europeu de identificação de desequilíbrios macroeconómicos, tendo naturalmente por consequência a que a Comissão Europeia se encontre atenta e alerta para esta situação. Consequentemente essa evolução encontra-se actualmente a ser analisada, nas suas causas, e quais as eventuais consequências para as famílias, empresas e banca, de forma a avaliar a gravidade e se constitui, efectivamente, um desequilíbrio macroeconómico, sendo por isso expectável que a Comissão Europeia venha a apresentar novas recomendações a Portugal.

Não obstante o previamente descrito os players deste mercado tem vindo a esclarecer que no entender deles não estamos perante uma bolha imobiliária na medida em que estes aumentos estarão associados à falta de oferta que teve de ser ajustada à procura existente.

Por outro lado, é manifesto que o país tem vindo a demonstrar que os investimentos imobiliários podem revelar-se numa boa forma de investimento e retorno estando muitos investidores a comprar para explorar como alojamento local.

Adicionalmente, é notório que continuamos a ser considerados um país seguro para investir e como tal os investidores com capacidade financeira tem vindo a deslocalizar parte dos seus investimentos para Portugal.

Apesar dos aumentos já sentidos em 2016, é de salientar que os mediadores registaram nos 3 primeiros meses de 2017 os melhores resultados de sempre devido à procura para compra de casa e da agilização do crédito para habitação.

 

Subscreva a newsletter AOB
e receba as ultimas notícias a nivel mundial


  

Registo na Ordem dos Advogados sob o n.º 13/04

Av. Engenheiro Duarte Pacheco,
19, 1º andar
1070 - 100 Lisboa

Tel: +351 21 371 33 50

Por defeito, este site usa cookies. Estes cookies destinam-se a optimizar a sua experiência de navegação neste site.